quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

São Gonçalo - Beira Rio: apresentação

Bairro que tem mais de 280 anos e que traz na sua composição de mundo vivido a importância primordial da arte da cerâmica, construída por pessoas que trazem na sua teia de vida uma arte vinculada ao seu movimento histórico, cultural e familiar. Estar em São Gonçalo Beira Rio é se aproximar de um tempo diferente, de falas diferentes, que propõem um outro olhar para o que chamamos de mundo. A cerâmica é objeto vivo de extrema delicadeza e profundidade, pois cada figura estética não foge ao chão, e se comunica e negocia com muitos outros que passam por este lugar. Não é possivel falar muito deste lugar, pois ele mesmo já diz o que é. É necessário pisa-lo e senti-lo. Parafraseando Certeau quando diz que se perguntarmos a Beethoven para explicar sua musica, ele iria toca-la novamente.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SÃO GONÇALO - BEIRA RIO

As fotos que seguem são desenhos narrativos que configuram estalos delicados da relação, experimentação e vivência em São Gonçalo Beira Rio, aspecto importante para a construção da pesquisa de mestrado denominada como "O centro que vem até aqui: um estudo heurístico em desenvolvimento local"*. Fotos que formam um tecido cotidiano do estar com o campo, de encontro com as artimanhas do lugar (espaço - tempo), emergindo discussões sobre cultura e diferença. Como Bhabha diz “indeterminismo” é a marca do espaço conflituoso mas produtivo, no qual a arbitrariedade do signo, do esforço de significação cultural emerge no interior das fronteiras reguladas do discurso social” (BHABHA, 2007), um esforço que define ao intelectual uma posição ético - político. Fica aqui um pouco do que foi possível escutar da particularidade de São Gonçalo Beira Rio.


*pesquisa em desenvolvimento local construída a partir de narrativas vivenciadas no bairro São Gonçalo Beira Rio, que se encontra na cidade de Cuiabá em Mato Grosso. Bairro que traz como posição política, cultural, economia e artística, a dança, suas festas e a cerâmica. Esta pesquisa traz a cerâmica e o cotidiano como objetos centrais do e com o campo.

São Gonçalo - Beira Rio


"a dança"*
2009

*foto retirada na loja da associação, cerâmica do ceramista Ozil.

São Gonçalo - Beira Rio


"ceramista"*
2009

*foto retirada na frente da casa de uma ceramista, na rua que beira o rio Cuiabá.

São Gonçalo - Beira Rio


"a festa"*
2009

*foto retirada do mastro de São Gonçalo a frente da igreja, um dia após a festa de São Gonçalo.

São Gonçalo - Beira Rio


"próprio"*
2009

*foto retirada de dentro da loja da associação, visualizando a janela que mostra a torre da igreja.

São Gonçalo - Beira Rio


"guardiães"*
2009

*foto retirada na frente da casa de uma ceramista, cerâmica da ceramista Cleide, que são as galinhas da angola.

São Gonçalo - Beira Rio


"o galo"*
2009

*foto retirada da rua central do bairro, que beira o rio Cuiabá.